Passageira foi assaltada enquanto esperava app de transporte.

Confira dicas de segurança

Passageira foi assaltada enquanto esperava app de transporte.

Confira dicas de segurança

Imagens de câmeras de segurança de um condomínio de Curitiba mostram a ação de criminosos roubando uma mulher na calçada. Nas imagens, a vítima aparece deixando o condomínio com um aplicativo de transporte aberto no celular. No lugar de aguardar a chegada do motorista dentro do condomínio, a mulher preferiu sair. Segundos depois, dois homens aparecem em uma moto e levam todos os seus pertences. Para o delegado Emmanoel Aschidamini David, da Delegacia de Furtos de Roubos (DFR), a situação poderia ter sido evitada.

Segundo o delegado, a pessoa que usa os serviços de aplicativos de transporte não precisa ficar aguardando na rua. É aconselhável ficar dentro do local onde fez o chamado ou procurar um lugar tranquilo, como uma farmácia ou comércio onde haja aglomeração de pessoas. "Crimes como esse são de oportunidade. Provavelmente, eles viram que a vítima estava frágil com o celular. O mais prudente seria ela ter ficado dentro do condomínio”, explica o delegado, que aponta o uso da tecnologia como algo positivo no combate à violência. "Há formas de se proteger. Pelo aplicativo, diferente de quem está esperando, por exemplo, um ônibus no ponto, a tecnologia já te diz qual é o veículo, cor, placa, nome do motorista e onde ele está. É preciso ficar atento a esses detalhes e usar as informações a seu favor”, aponta.

Se não for possível evitar o assalto, o procedimento é não reagir. "O Boletim de Ocorrência deve ser feito o quanto antes, trazendo detalhes mínimos como local, horário, IMEI no caso de roubo ou furto de celular e descrição de suspeitos”, explica.

O ataque de criminosos a usuários de aplicativos também provoca reações nas empresas que fornecem os serviços, que não querem ter os nomes vinculados a essas ocorrências e, constantemente, tomam medidas para garantir a segurança dos passageiros e motoristas. A Uber, por exemplo, tem uma postagem no blog da empresa com dicas de segurança. Além de tratarem da relação entre passageiro e motorista, alertam sobre a necessidade de estar em um local seguro para chamar o serviço. A 99 também traz dicas importantes a respeito do tema. A empresa, inclusive, aponta que, quando renovou seus processos de segurança, em abril deste ano, o número de ocorrências envolvendo a empresa caiu cerca de 40%.


Confira as principais dicas de segurança das empresas de aplicativos levantadas pela Gazeta do Povo com a Uber e 99

- Evite permanecer por muito tempo na rua com o seu celular em mãos. Realize o pedido de viagem em um local movimentado e seguro. Aguarde até que o motorista se dirija até o ponto de partida para então esperá-lo. Por exemplo: se estiver num prédio, acompanhe onde está o veículo do lado de dentro do edifício.

- Caso isso não seja possível, mantenha o celular guardado e verifique a evolução da corrida de tempos em tempos.

- Os aplicativos permitem ao usuário monitorar o tempo de chegada do carro pelo mapa, evitando que ele fique exposto na calçada esperando seu veículo com o celular na mão.

- No caso da Uber – e na maioria dos aplicativos – as viagens só podem ser realizadas quando o usuário solicita um carro pelo app. Ali constam informações sobre o motorista parceiro que vai buscá-lo, como nome, foto, além de modelo, placa e cor do veículo.

- Quando o carro do aplicativo chegar, o usuário deve verificar se as informações do veículo e do motorista conferem com as que aparecem no aplicativo, para se certificar de que está entrando no carro certo. Se as informações não baterem, recuse a viagem.

- Não realize viagens por fora da plataforma.

- O usuário deve lembrar que todas as viagens são registradas por GPS. Para evitar problemas, os usuários devem revisar sua rota, a localização do carro e se o motorista está seguindo para o destino certo.

- Passageiros e motoristas devem avaliar um ao outro depois de cada viagem, de forma anônima. As empresas possuem ferramentas para analisar as informações e banir da plataforma usuários e motoristas com más avaliações ou conduta que viola os termos e condições de uso ou o código de conduta da comunidade, como por exemplo, comportamento inapropriado ou perigoso.

- Prefira o banco de trás. Isso garante que você pode sair dos dois lados do veículo para evitar o trânsito em movimento na rua e também te proporciona um maior espaço de segurança.

- Utilize o cinto de segurança.

- Compartilhe os detalhes de sua viagem com um amigo.

- Em caso de emergências, ligue 190.


Referência:
https://www.gazetadopovo.com.br/curitiba/passageira-foi-assaltada-enquanto-esperava-app-de-transporte-confira-dicas-de-seguranca-9g0b2utw3ap5b8esshrvuwplm

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário